Com o tema “Radioisótopos e Luz em Saúde: integrando competências e inovações em Biociências”, o décimo segundo congresso da SBBN aconteceu nas instalações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN/SP), O Congresso foi aberto pela Presidente da SBBN, Silvia Velasques. A mesa de abertura foi composta pelo Superintendente do IPEN, Wilson Calvo; Presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Hernandes Carvalho; Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Maria Christina Avellar; Secretária da Associação Latino Americana de Biologia e Medicina Nuclear (ALASBIMN), Mariella Terán; Coordenador do Projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), José A. Perrotta e Valbert N. Cardoso, Diretor Científico e Ex-Presidente da SBBN.
A Presidente da SBBN mostrou alguns slides sobre o perfil dos congressistas e pediu aos coordenadores de atividades para buscar a integração entre os eixos temáticos do Congresso. O Superintendente do IPEN, após dar boas-vindas aos visitantes, apresentou um filme institucional sobre os Centros de Pesquisa com suas principais realizações e colocou o IPEN à disposição dos participantes para futuras colaborações científicas.
Inscreveram-se 134 congressistas para os três dias, sendo 64 professores/pesquisadores e 70 estudantes. A participação dos associados foi de 42%. O perfil profissional distribuiu-se entre farmacêuticos/quimicos (33) ;biólogos/biomédicos (32); físicos/engenheiros (32) e e medicina/fiosioterapia/radiologia/odontologia (27). A maior parte dos participantes veio da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e menor do Nordeste (Pernambuco e Sergipe). Adicionalmente, no dia 11/10, cerca de 30 convidados participaram do Simpósio sobre técnicas de irradiação de mosquitos vetores Aedes aegypti , coordenado por Anna Lucia Villavicêncio (IPEN). Não foi possível contabilizar o número de professores do IPEN que assistiram as palestras no primeiro dia no Auditório (lotação 330 lugares) porque não houve controle de acesso para os portadores de crachá funcional.
A presença de palestrantes das Sociedades Brasileiras de Imunologia (SBI), Farmacologia (SBFTE), Biologia Celular (SBBC) e Ciência dos Animais (SBCAL) comprovou a integração da SBBN com essas sociedades, em virtude da realização dos Congressos da SBBN (em 2014, 2015 e 2016) em conjunto com as Reuniões Anuais da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE).
Na manhã do primeiro dia, a primeira mesa redonda e a conferência de abertura endereçaram assuntos comuns para as atividades seguintes, envolvendo técnicas para pesquisas usando imagens e materiais para terapias.
A mesa redonda, “Modelos experimentais e desafios na área biomédica”, foi coordenada por Hernandes de Carvalho (UNICAMP, SBBC, FESBE) e Maria Christina Avellar (EPM-UNIFESP, SBFTE). Em sua palestra sobre “O Estado da arte dos ensaios pré-clínicos no país”, Allisson Bento (Centro de Inovação e Ensaios Pré-clinicos-CIENP), comparou as diretrizes das normas internacionais, como FDA e EMA, com o que vem sendo oferecido pelo CIENP aos seus clientes, indicando que é possível desenvolver no país medicamentos com eficácia e segurança. Marcel Frajblat (IBCCF-UFRJ e Ex-Presidente da SBCAL) mostrou como A crise de reprodutibilidade de resultados científicos” tem preocupado a comunidade internacional e quais as providências que vem sendo implementadas. Sobre esse último tema, veja entrevista do Prof. Marcel para o SBBNews em http://sbbn.org.br/3409/
A Conferência de abertura, “Translational Medicine: challenges and perspectives in Oncology”, foi proferida pelo Prof. João Paulo Biaso Viola, Chefe da Divisão de Pesquisa Experimental e Translacional e do Programa de Imunologia e Imunoterapia do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e ex-Presidente da Sociedade Brasiliera de Imunoterapia (SBI). Viola é membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e participa de corpo editorial dos periódicos mais importantes de sua área, como International Journal of Oncology; PLoS ONE; Frontiers in Immunology; Cancer Immunology Immunotherapy; American Association of Imunologist; American Society of Microbiology; Blood; International Journal of Cancer; Oncogene; Journal of Immunology; Molecular Biology of the Cell; Nature Review in Cancer e Nature Communications. A conferência proporcionou excelente interação com cientistas na platéia, dentre os quais Praveen Arany, Presidente da World Association on Laser Therapy (WALT) e professor da Buffallo Univ., USA.